domingo, 24 de novembro de 2013

O PROFESSOR E O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA

Origem da foto: google


Eu venho de um tempo onde tudo o que o professor tinha em sala de aula era:  giz,  apagador e o quadro negro.
Os alunos quando muito aproveitavam os materiais que foram de seus irmãos, era quase cultural, os filhos mais velhos tinham que cuidar dos livros para que os menores pudessem usar quando chegassem a sua vez de irem para a escola.
Não vou negar que acompanhei muitas  mudanças na educação, hoje o Estado e alguns Municípios disponibilizam todo o material pedagógico para os  alunos, de uniformes a tesoura, cola, cadernos e até os livros. Mas porque a qualidade da educação não avança?
Na minha observação são  tantos fatores externos, que  não posso  deixar de mencionar que hoje o professor compete com o que a tecnologia tem de mais moderno, dos tablets  aos smartphones.
Em sala de aula pelo Brasil afora estes aparelhos , passam a  ser em muitas ocasiões um fator que atrapalha o professor, passando a ser mais atrativos do que o conteúdo que o educador tem para trabalhar.
Por isso ao invés de ser um aliado,  um recurso de apoio, passa a ser um vilão, um obstáculo que atrapalha e por isso é hostilizado por muitos profissionais da área da educação. 
Porém ao meu ver tudo isso se deve a falta de preparo e de formação dos nossos educadores.
Através de contatos eu tive conhecimento que neste ano de 2013 o Estado de São Paulo disponibilizou tablets nas escolas da periferia, tanto alunos como professores receberam um aparelho, e alguns destes profissionais não sabiam utilizar, não foram preparados para isso.Bem eu acredito que alguém deva estar pensando neste problema.
 Voltando aos professores muitos deles por condições financeiras nem tem acesso na sua vida particular a estes aparelhos. Então fica o aluno numa condição mais avançada, dominando mais as novas tecnologias do que muito educador.
Incomodada com esta situação estou pensando em fazer uma pesquisa para saber  e para encontrar respostas sobre como utilizar melhor este recurso em sala de aula.É claro que com o objetivo de socializar as informações.
 No  pequeno grupo de educadores que coordeno, tenho acompanhado  profissionais que com  criatividade consegue explorar tal recurso a ponto dos alunos produzirem excelentes materiais como vídeos com temas pertinentes a questões do meio ambiente.

Como professora venho observando este avanço tecnológico e me preocupando com o papel do educador.

Lembrando que em muitos lugares ainda predomina o giz , o apagador e o velho quadro negro ou verde se  preferirem.


Leonita Oliveira

Nenhum comentário: