quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SER OU NÃO SER EDUCADOR?

Origem da foto: Google


Minha família é de professores, minha irmã Cristina é professora de  Geografia, minha Rosa é professora de Artes e minha irmã Leozilda é professora de Português, excelentes profissionais, porém a geração mais nova da nossa família “nossos filhos” não querem seguir a carreira do magistério. Dizem que  não dá futuro, e eu, particularmente concordo com eles, educar é um ato de amor, se não tem amor é perca de tempo e de investimento, porque os salários não são atrativos, por conta disso está cada vez mais escasso este profissional, por mais que a tecnologia esteja avançada, ainda assim precisaremos deles “os mestres”, mas como motivar os jovens , como induzir alguém a amar algo que tem que ser nativo?
Os professores hoje sofrem muito, dão aulas em várias escolas, tem até um fato curioso de uma amiga que tinha 750 alunos, e um desses alunos morreu num acidente de carro e ela soube da noticia da seguinte forma: -“O Thiago da 5ª série morreu atropelado”.
          Então minha amiga conta que entrou na 5ª B muito triste com a notícia, e quando entrou na classe, quem estava lá?  O Thiago que ela pensou que tinha morrido. Ficou aliviada,   porém,  continuou triste, se não foi o Thiago da 5ª B então foi o Thiago da 5ª D, e lá foi ela pra próxima turma. Surpresa o Thiago da 5ª D estava lá “vivinho da Silva”. Só então,  indo no arquivo da Secretaria e vendo as fotos dos outros Thiagos , ela pode  realmente saber que  quem tinha falecido era o Thiago da turma A, turma que ela dava aulas apenas uma vez por semana.
         A história é um pouco cômica, mais é triste, o professor tem tantos alunos, que ele não consegue ter um vínculo afetivo, não consegue guardar fisionomias e nem  decorar nomes .
         Por mais moderno que seja o sistema, os alunos em muitas escolas ainda são números na lista de chamada e nos conselhos de classe. A culpa não é do professor, mas sim do sistema que não oferece condições para que ele se dedique apenas a uma turma.

Leonita Oliveira

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